Whey Protein, benefícios para a saúde


Whey protein tem sido considerada o “padrão ouro” da proteína para atletas sérios que trabalham arduamente para desenvolver e sustentar um forte e bem definido físico magro.

Os atletas precisam de mais proteína em sua dieta, muitas vezes, tanto quanto o dobro da dose diária recomendada.

A proteína de soro de leite é a escolha preferida para os atletas de todos os tipos. As proteínas do soro do leite são extraídas da porção aquosa do leite, gerada durante o processo de fabricação do queijo, onde são mantidos os peptídios do soro constituídos por: beta-lactoglobulina, alfa-lactoalbumina, albumina do soro bovino, imunoglobulinas e glicomacropeptídeos.

Durante décadas, essa parte do leite foi dispensada pela indústria de alimentos. Somente a partir da década de 70, os cientistas passaram a estudar as propriedades dessas proteínas.

Em 1971, o Dr. Paavo Airola, descreveu-as como parte importante no tratamento e prevenção de flatulências, prisão de ventre e putrefação intestinal. Atletas, praticantes de atividades físicas, pessoas fisicamente ativas e até mesmo portadores de doenças, vêm procurando benefícios nessa fonte protéica.

Evidências recentes sustentam a teoria de que as proteínas do leite
– incluindo as proteínas do soro

– além de seu alto valor biológico, possuem peptídeos bioativos, que atuam como agentes antimicrobianos, antihipertensivos, reguladores da função imune, assim como os fatores de crescimento.

As proteínas do soro de leite (Whey Protein) são altamente digeríveis e rapidamente absorvidas pelo organismo, estimulando a síntese de proteínas sanguíneas e teciduais a tal ponto, que alguns pesquisadores classificaram essas proteínas como proteínas de metabolização rápida “fast metabolizing proteins”, muito adequadas para situações de estresses metabólicos em que a reposição de proteínas no organismo se torna emergencial.

Do ponto de vista nutricional, essas proteínas apresentam um excelente perfil de aminoácidos essenciais os quais nosso organismo não produz, tais como: triptofano, cisteína, lisina, leucina, isoleucina e valina; sendo estes três últimos, conhecidos como aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) que favorecem o anabolismo, assim como a redução do catabolismo protéico, favorecendo o ganho de força muscular e reduzindo a perda de massa muscular durante a perda de peso. Whey protein , tem sido utilizado em diversos tratamentos , tais como; Controle de Peso

– O whey protein contém componentes bioativos que ajudam a estimular a liberação de dois hormônios de supressão: a colecistoquinina (CCK) e glucagon-like peptide-1 (GLP-1).

Em apoio a isso, um novo estudo descobriu que a proteína de soro de leite teve um impacto maior sobre a saciedade que a caseína, a proteína no leite outras.

Adicionando a proteína de soro de leite para um snack a meio do dia ou da bebida fornece energia saudável e pode ajudar a controlar a ingestão de alimentos na próxima refeição.

Câncer – Os pacientes com câncer submetidos à radioterapia ou quimioterapia muitas vezes têm dificuldade em satisfazer as suas necessidades nutricionais diárias devido a náuseas e falta de apetite.

Isso pode levar à perda de peso, perda de massa muscular e desnutrição protéico calórica. Whey protein é uma excelente escolha protéica para pacientes com câncer, é muito fácil de digerir e muito suave para o sistema.

O whey protein pode ser adicionado a uma grande variedade de alimentos e bebidas para aumentar o teor de proteína, sem afetar o gosto.

Diabetes – Whey Protein, uma alta qualidade, alto valor biológico da proteína, é uma boa opção para os diabéticos que precisam gerenciar cuidadosamente a ingestão de alimentos.

A proteína do Whey fornece mais valor do que quantidades iguais de proteínas de qualidade inferior que são frequentemente mais elevados de gordura e colesterol.

Além disso, a proteína de soro de leite ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e tem se mostrado benéfica para controle de peso, os quais muitas vezes são uma preocupação para os diabéticos tipo 2.

Nutrição do Lactente- O Whey protein contém muitos dos mesmos componentes encontrados no leite materno e por este motivo, é um ingrediente chave em uma ampla variedade de fórmulas infantis, inclusive para recém-nascidos prematuros.

Certos tipos de proteínas de soro de leite para lactentes com base também foram mostrados para ajudar a reduzir a chorar com cólicas em bebês. Embora, a amamentação é o preferido, fórmulas infantis contendo proteínas do soro são a melhor coisa seguinte, quando, a amamentação não é uma opção.

Além de uma excelente escolha protéica para a gestante que precisa de maiores quantidades de proteína Envelhecimento Saudável- Uma boa alimentação e ingestão adequada de proteínas de soro de leite podem ajudar a manter os músculos fortes durante o envelhecimento, especialmente quando combinada com um programa de exercício e treino de resistência. Cicatrização Quando o corpo está trabalhando para curar feridas e incisões cirúrgicas que exigem uma maior quantidade de proteínas.

Proteína e seus aminoácidos são os blocos de construção que iniciam o crescimento de nova pele durante o processo de cicatrização. Uma quantidade insuficiente de proteína ou dietas ricas em proteínas de fraca qualidade, como a gelatina, pode atrasar o processo de cicatrização. Whey protein é uma proteína de alta qualidade muito e muitas vezes é a melhor escolha para produtos de alta proteína recomendada pelos médicos após a cirurgia ou queimadura terapia.

Musculação


Musculação Vantagens
- Trabalha e define rapidamente os músculos, principalmente os das pernas, braços e abdômen.
- Aumenta a massa muscular.
- Melhora a coordenação motora.
- Reduz o risco de lesões.
- Trabalha a postura corporal.
- Ajuda a evitar a perda muscular que ocorre a partir dos 25 anos, principalmente depois dos 50 anos.
– Pode ser feita em qualquer idade. Os idosos podem tirar muitos benefícios da musculação.
Riscos
- Nenhum exercício deve ser feito sem acompanhamento médico e de um especialista.
- Todos os exercícios devem ser feitos de forma correta. Caso contrário, podem ocasionar rompimento de ossos, músculos ou ligamentos, além de dores na coluna e desvios de postura. Neste caso, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária. Período mínimo para fazer efeito
- O praticante começa a sentir os resultados entre 45 dias e 60 dias, se praticar 5 vezes por semana, cada dia um grupo de exercícios diferentes. Gasto calórico médio
- De 300 kcal/hora, dependendo da série de exercícios trabalhada. Observação: A queima de gorduras localizadas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa. Quem deve fazer
- Qualquer pessoa pode fazer musculação, desde que tenha realizado o exame médico e tenha sempre um profissional formado e especializado acompanhando os exercícios.
- É indicado para quem procura perder gordura, aumentar a massa muscular e definir o corpo.
- Pessoas com problemas de postura também podem tirar benefícios da musculação correta.
- Pessoas com tensão arterial alta, diabetes, problemas cardíacos ou circulatórios são aconselhadas a consultar um médico antes de começar.

Biotipo Corporal, qual o seu ?

-A pessoa com biotipo ectomorfo é naturalmente magra com baixo percentual de gordura, e tem dificuldade em ganhar peso no geral, quer seja massa muscular ou gordura tem uma estrutura óssea estreita, ombros curtos, cintura fina e uma caixa torácica estreita.
-Já o mesomorfo facilmente pode ganhar e perder peso, quer seja massa muscular ou gordura tem uma estrutura óssea ideal, tem os ombros largos e a cintura estreita, e uma caixa torácica larga.
-No caso do endomorfo tem muita facilidade em ganhar peso, é naturalmente pesado, tem os ombros largos, caixa torácica e cintura largas, apesar de ganhar peso com muita facilidade normalmente o peso que ganha é mais gordura do que músculo, e tem sempre dificuldade para perder peso, e ainda mais dificuldade para perder gordura.
-É importante identificar seu biotipo, a partir dele traçamos estratégias específicas tanto na parte de prescrição de exercícios como na parte nutricional.
-Ectomorfos: devem se concentrar em ganhar peso na forma de massa magra (algumas mulheres que são muito finas também pode querer colocar um pouco de gordura para parecer mais feminina). O treinamento com pesos deve ser feito, mas não com muita freqüência ou por muito tempo em cada sessão. O peso deve ser bastante pesado e com ritmo de treino lento (longos períodos de descanso entre as séries). A dieta deve ser rica em calorias com alimentos saudáveis e de alto valor nutricional. A ingestão de suplementos multi-vitaminicos e minerais também é recomendada, você deve comer mais porções e mais vezes do que você está acostumado. Exercícios aeróbicos devem ser evitados, pelo menos até que você esteja feliz com seu peso e aparência.
-Mesomorfos: tem um corpo naturalmente em forma, mas para mantê-lo ou melhorá-lo devem fazer exercícios e dietas específicas para seu biotipo. O treinamento de força pode ser feito com mais freqüência e com sessões mais longas. Você deve treinar de moderado a forte e em um ritmo moderado, não descansando demais entre as séries. A pessoa ganha massa muscular com muito mais facilidade (algumas mulheres e homens não vão querer ficar muito volumosos, mas isso não vai acontecer de repente. Quando você está feliz com o tamanho dos seus músculos simplesmente você deve treinar para mantê-los). Siga uma dieta boa e saudável, concentre-se na ingestão de muita proteína de alta qualidade (reparação e crescimento muscular), uma quantidade moderada de hidratos de carbono (energia para a realização dos treinos) com tendência para os de baixo indice glicêmico (de absorção lenta) e gorduras saudáveis para mantê-lo magro e musculoso. Pode desfrutar de atividades aeróbicas, esportes, etc, mas sem exageros.
-Endomorfos: deve-se ter uma maior preocupação no acúmulo de gordura adotando um estilo de vida que o mantém fora dela. O treinamento de força deve ser feito para obter uma melhor relação músculo e gordura e, portanto, melhorar o metabolismo. Use pesos moderados a pesados a um ritmo de treinamento rápido (muito pouco descanso entre as séries e exercícios). Recomenda-se a realização frequente de exercícios aeróbios com complemento do treino de força para maximizar a perda de gordura. Você deve reduzir sua ingestão de calorias (sem passar fome) e devem comer refeições com mais frequência, porém em menores porções. Açúcares e fast foods devem ser eliminados de sua dieta. A utilização de termogênicos podem ajudar a otimizar o treinamento. Tanto a musculação como os exercícios aeróbios devem ser incorporados como hábitos frequentes. Porém existem casos em que pessoas não podem ser facilmente classificadas em um dos três biotipos principais. Embora existam pessoas que são especificamente ectomorfos, endomorfos ou mesomorfos, existem pessoas que estão numa categoria mista, podendo ter características de dois biotipos.

Benefícios da Glutamina

Glutamina
O que é: A Glutamina se classifica na categoria dos aminoácidos não-essenciais, ou seja, aminoácidos que são produzidos pelo corpo a partir de determinado metabolismo. A Glutamina é sintetizada a partir do ácido glutâmico, valina e isoleucina, no caso desses dois últimos aminoácidos essenciais citados, chegamos à conclusão que os BCAA’s são as maiores fontes para síntese da Glutamina.
A importância fisiológica da Glutamina

-Apesar da Glutamina ser classificada pela literatura cientifica como um aminoácido não essencial, não quer dizer que ela não seja essencial para nosso organismo, pelo contrário, ela realiza funções vitais para o bom funcionamento de diversos órgãos como pulmões, coração, rim, fígado e intestino.

-Representando 20% do total de aminoácidos livres no plasma. Nosso organismo também utiliza a Glutamina para o transporte de amônia e nitrogênio pela corrente sanguínea, e é por esse motivo que é necessário manter sempre constante a quantidade de Glutamina no sangue. Além de ser também uma fonte primária de energia para o nosso sistema imunológico, concluindo que sua escassez no organismo pode aumentar a incidência de doenças.

-Ela também é necessária para a absorção e a proliferação de células intestinais, prevenindo a deterioração do intestino, além de normalizar a permeabilidade e integridade do mesmo. Para atletas de atividades físicas de alta intensidade e principalmente praticantes de musculação, a Glutamina tem auxiliado muito na recuperação após os treinos, evitando o catabolismo e o overtraining, pois apesar da Glutamina ser produzida pelo corpo e representar praticamente 60% do tecido muscular esquelético, ainda a necessidade de seu consumo através da suplementação, já que a demanda de Glutamina nos músculos é muito maior do que o corpo é capaz de produzir nos casos desses atletas. Mas preste atenção, como sempre cito aqui no blog, em caso de pessoas que praticam atividades físicas regularmente, apenas 3 ou 4 vezes na semana, corridas leves, você deve se preocupar e focar apenas na sua dieta quando o assunto for nutrição.

-Agora quando você frequenta a academia diariamente, e ainda combinado com outros exercícios físicos principalmente os aeróbicos como natação, corridas e as lutas marciais que ainda combinam aeróbicos e anaeróbicos, você passa a exigir mais do seu corpo, ai sim a necessidade de um complemento e é ai que entram os suplementos citados aqui no blog como: Whey Protein,Albumina,Creatina, e claro a Glutamina tratada aqui nesse artigo.

Auxiliando no ganho de massa muscular

-A Glutamina além de auxiliar no funcionamento do organismo, também desempenha um papel muito importante na síntese de proteínas nos músculos, pois poupa o tecido muscular que é catabolizado para prover Glutamina para outras células do corpo, permitindo que o tecido muscular use Glutamina para sintetizar tecido muscular novo, contribuindo para o aumento de força e resistência e diminuindo o tempo de recuperação. Estudos mostraram também que a Glutamina em pequena dose oral (2 gramas da suplementação), elevou o aumento do nível de hormônio do crescimento.

Como Tomar

-A Glutamina pode ser encontrada isolada em suplementos individuais onde a concentração é bem maior, ou em outros suplementos como Whey Protein e Hipercaloricos. A dose recomenda, por exemplo, no caso da Glutamina Powder da Optimum que é uma das melhores vendidas aqui no Brasil, é de 10gr diariamente, sendo dividida 5gr após o treino e 5gr antes de dormir. Podendo tomar junto com água ou outro suplemento protéico. Já a da marca Universal, também uma das melhores, recomenda tomar 15gr, dividida em 3 doses de 5gr ao longo do dia nas refeições. Eu quando tomo, são 3 doses de 5gr cada, uma ao acordar, pós treino e antes de dormir, totalizando 15gr ao longo do dia.

Efeitos Colaterais

Na maioria das pesquisas feitas em indivíduos saudáveis que utilizaram essa substância pelo um certo período, demonstraram que seu uso é seguro e que não a risco de efeitos colaterais. Apenas em indivíduos diabéticos seu uso tem que ser controlado por um médico, já que estudos mostraram que diabéticos metabolizam a Glutamina de maneira anormal.
No Pain No Gain