Biotipo Corporal, qual o seu ?

-A pessoa com biotipo ectomorfo é naturalmente magra com baixo percentual de gordura, e tem dificuldade em ganhar peso no geral, quer seja massa muscular ou gordura tem uma estrutura óssea estreita, ombros curtos, cintura fina e uma caixa torácica estreita.
-Já o mesomorfo facilmente pode ganhar e perder peso, quer seja massa muscular ou gordura tem uma estrutura óssea ideal, tem os ombros largos e a cintura estreita, e uma caixa torácica larga.
-No caso do endomorfo tem muita facilidade em ganhar peso, é naturalmente pesado, tem os ombros largos, caixa torácica e cintura largas, apesar de ganhar peso com muita facilidade normalmente o peso que ganha é mais gordura do que músculo, e tem sempre dificuldade para perder peso, e ainda mais dificuldade para perder gordura.
-É importante identificar seu biotipo, a partir dele traçamos estratégias específicas tanto na parte de prescrição de exercícios como na parte nutricional.
-Ectomorfos: devem se concentrar em ganhar peso na forma de massa magra (algumas mulheres que são muito finas também pode querer colocar um pouco de gordura para parecer mais feminina). O treinamento com pesos deve ser feito, mas não com muita freqüência ou por muito tempo em cada sessão. O peso deve ser bastante pesado e com ritmo de treino lento (longos períodos de descanso entre as séries). A dieta deve ser rica em calorias com alimentos saudáveis e de alto valor nutricional. A ingestão de suplementos multi-vitaminicos e minerais também é recomendada, você deve comer mais porções e mais vezes do que você está acostumado. Exercícios aeróbicos devem ser evitados, pelo menos até que você esteja feliz com seu peso e aparência.
-Mesomorfos: tem um corpo naturalmente em forma, mas para mantê-lo ou melhorá-lo devem fazer exercícios e dietas específicas para seu biotipo. O treinamento de força pode ser feito com mais freqüência e com sessões mais longas. Você deve treinar de moderado a forte e em um ritmo moderado, não descansando demais entre as séries. A pessoa ganha massa muscular com muito mais facilidade (algumas mulheres e homens não vão querer ficar muito volumosos, mas isso não vai acontecer de repente. Quando você está feliz com o tamanho dos seus músculos simplesmente você deve treinar para mantê-los). Siga uma dieta boa e saudável, concentre-se na ingestão de muita proteína de alta qualidade (reparação e crescimento muscular), uma quantidade moderada de hidratos de carbono (energia para a realização dos treinos) com tendência para os de baixo indice glicêmico (de absorção lenta) e gorduras saudáveis para mantê-lo magro e musculoso. Pode desfrutar de atividades aeróbicas, esportes, etc, mas sem exageros.
-Endomorfos: deve-se ter uma maior preocupação no acúmulo de gordura adotando um estilo de vida que o mantém fora dela. O treinamento de força deve ser feito para obter uma melhor relação músculo e gordura e, portanto, melhorar o metabolismo. Use pesos moderados a pesados a um ritmo de treinamento rápido (muito pouco descanso entre as séries e exercícios). Recomenda-se a realização frequente de exercícios aeróbios com complemento do treino de força para maximizar a perda de gordura. Você deve reduzir sua ingestão de calorias (sem passar fome) e devem comer refeições com mais frequência, porém em menores porções. Açúcares e fast foods devem ser eliminados de sua dieta. A utilização de termogênicos podem ajudar a otimizar o treinamento. Tanto a musculação como os exercícios aeróbios devem ser incorporados como hábitos frequentes. Porém existem casos em que pessoas não podem ser facilmente classificadas em um dos três biotipos principais. Embora existam pessoas que são especificamente ectomorfos, endomorfos ou mesomorfos, existem pessoas que estão numa categoria mista, podendo ter características de dois biotipos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário